Quem sou Eu


---------------- Teólogo, Historiador, Professor e músico. Apaixonado por pessoas, pela vida e por viver no caminho do discipulado do Reino. ------------------

sábado, 2 de abril de 2011

Juntos somos melhores vivendo em união Sl 133


“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.”
Quando criança eu achava este salmo estranho. Nós chamávamos de salmo melado. “como óleo”, que coisa estranha, sobre a barba de Arão. Davi para nos comunicar a benção da unidade, se utiliza de duas ilustrações. A primeira é o óleo. Então precisamos conhecer este óleo. Davi teve sobre sua cabeça este óleo. E no livro de Êxodo 30.22 ao 33 diz:
22 Em seguida o SENHOR disse a Moisés: 23 “Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática, 24 seis quilos de cássia, com base no peso padrão do santuário, e um Galão a de azeite de oliva. 25 Faça com eles o óleo sagrado para as unções, uma mistura de aromas, obra de perfumista. Este será o óleo sagrado para as unções. 26 Use-o para ungir a Tenda do Encontro, a arca da aliança, 27 a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e os seus utensílios, o altar do incenso, 28 o altar do holocausto e todos os seus utensílios, e a bacia com a sua base. 29 Você os consagrará e serão santíssimos, e tudo o que neles tocar se tornará santo. 30 “Unja Arão e seus filhos e consagre-os para que me sirvam como sacerdotes. 31 Diga aos israelitas: Este será o meu óleo sagrado para as unções, geração após geração. 32 Não o derramem sobre nenhum outro homem, e não façam nenhum outro óleo com a mesma composição. É óleo sagrado, e assim vocês devem considerá-lo. 33 Quem fizer óleo como esse ou usá-lo em alguém que não seja sacerdote, será eliminado do meio do seu povo”.
A primeira característica desse óleo é ser perfume. Tudo era aromático. Davi sentiu o aroma agradável. O que Davi tinha em mente quando disse essas frases? É que a união comunica cheiro agradável. Uma igreja em união exala um perfume agradável. Um perfume agradável nos atrai e o odor nos repele. O desejo de Deus é que os irmãos vivam em união de tal forma que produzam o bom perfume de Cristo e as pessoas se sintam atraídas. O odor afasta, leva as pessoas pra longe. Que desse lugar possa sair um cheiro que atraia a unidade. Aquela é uma igreja onde as pessoas se amam, onde vivem em harmonia, sentimos o perfume.É possível que nossas comunidades sejam limpas dos maus odores. Que exalem o perfume de unidade que atraiam as pessoas. A estratégia de Jesus foi essa, ele disse: “quando vos amardes, nisto conhecereis meus discípulos”.
A segunda característica é que o óleo era caríssimo. A união entre os irmãos custa muito caro. Estamos ouvindo um evangelho barato, onde se confunde graça com graça barata. A graça custou um preço elevadíssimo e custa um preço altíssimo. É preciso negar-se a si mesmo. Jesus disse alguém quer vir a mim tome todo dia sua cruz e siga-me. Significa morrer todos os dias. Negar-se. Unidade só é possível com negação. Quando um casal está se divorciando, ninguém negocia nada. Não querem mudar nada, não cedem um palmo. É impossível ser igreja sem quebrantamento, sem se negar. A coisa mais dura de se quebrar no corpo humano é a servis, dobrar a servis. É mais difícil pedir perdão do que perdoar. Perdoar o coloca numa condição de superioridade. Mas pedir perdão o humilha! Tudo o que nos humilha vem de Deus, porque ele quer nos quebrar. E sabe qual a diferença de um crente quebrantado e um crente endurecido?
O crente endurecido é o que sempre quer mudar os outros! O outro é o problema, foi o outro que feriu. O crente quebrantado já descobriu que ele é o seu problema. Sou eu mesmo. Ele está disposto a lidar consigo e não com os outros. Queremos ser uma igreja em união, disposta a ser quebrada, humilhada, mas você não cede não se humilha, não abre mão um centímetro, você não consegue ser corpo, se ligar a ninguém. Porque está sempre no projeto de mudar os outros. Sabe o que é uma igreja legalista? É aquela que está sempre querendo mudar o outro, regras pra o outro, não tratam consigo. Querem ver uma igreja quebrada? É aquela composta de gente como o publica no. Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrarás no reino. O fariseu disse eu sou, eu faço eu tenho, o publicano não teve coragem nem de orar.
A segunda característica é o preço, há um preço altíssimo que é o da humilhação. Está disposto a se humilhar? A aprender com você e não com seu cônjuge? A lidar com seu pecado? Você será um fator de unidade. Mas esse preço é caro porque lida com a síndrome de Satanás, que é a soberba. Davi dizia livra-me da soberba e ficarei livre de grande transgressão. A soberba precede a ruína. Nós todos temos este vírus letal. E o principal trabalho é perseguir o vírus da soberba. E quando estamos em situação que estamos humilhados é Deus. O livro o Intercessor – a vida de Rees Howells. Interessante o nível de quebrantamento que Deus o levou. Ele abriu uma missão no país de Gales junto com um amigo e a missão floresceu. E as pessoas chegaram pra seu amigo e disseram: você tem que sair daí porque você sempre vai ser à sombra do Rees Howells. Deus o constrangeu a entregar o ministério para o outro. Mas não foi num culto publico, ele deixou como se o ministério dele se acabasse. Esse livro ensina. Diga para o Senhor eu não quero ser o foco da aprovação, do reconhecimento. Gente que diz estou aqui há muito tempo, quero esse cargo, sou amigo de fulano, de sicrano, sou melhor que todos.
O evangelho é a solução para o mundo, porque a cruz nos nivela por baixo. Em Cristo somos tralha, fracos. É muito caro, porque custa ceder, honrar o outro, considerar o outro maior do que nós. Vivemos um evangelho hollywoodiano. De benção, conta no banco grande, carro do ano, etc. isso é diferente do que ele falou. Seguir a Jesus é pedreira, é morrer, é sucumbir a sua vontade, é negar-se. Vocês querem isso? Jesus fez o culto da desistência. Em João seis. Disse: “quem não comer a minha carne e não beber o meu sangue não pode ser meu discípulo.” Um monte foi embora e vocês querem? Não Senhor, para onde iremos nós? Jesus é a única razão que dá significado em nossas vidas! Você está atrás apenas dos benefícios.
O óleo era santo – só podia ser usado para unção dos reis, sacerdotes. Davi ao falar que a união é como o óleo, ele estava falando de algo santo. Deus nos separou porque somos propriedades exclusivas dele, nação santa. Quando Israel foi dominado, conquistadores entraram no templo a cavalos, ofereceram os vasos as suas divindades para zombar de Deus. Quais são os vasos sagrados do templo? Você é templo. Sua língua, suas mãos, seus pés. E o diabo tem um prazer enorme em usar os vasos sagrados do templo do Senhor. Você quer união entre os irmãos, significa que você não vai deixar usar seus lábios para o diabo, nem suas mãos. Preste atenção onde seus pés o levam. Onde estão colocando os teus olhos, o que você está olhando. É tempo de santidade. Vasos de honra. Esteja consciente do que isso significa. Há muitas coisas neste texto que devemos pensar. Mas Davi ainda fala outra figura sobre a união.
Viver em união é como o orvalho do Hermon. Fica no norte da palestina. Coberto de neve e faz um contraste com o deserto. Os irmãos viverem em união é como o orvalho. Ali ordena o Senhor a sua benção.Quantos já viram um Oasis? A pessoa vai em direção a água chega lá é miragem. O mundo escuta o nosso discurso de amor e temos q ter cuidado para n ser apenas miragem. As pessoas escutam nosso discurso, e quando chegam aqui não podem encontrar só areia. Se a igreja não se tornar um Oasis ela será amaldiçoada pelas pessoas que se sentirão traídas, decepcionadas. É como orvalho.
Cada um tem que pensar... Eu quero crescer com meus irmãos! Viver comunidade e isso se dá através dos pequenos grupos. Você vem pra o culto e fica avaliando tudo apenas. Pastor o sermão está fraco, etc. Assiste o culto. Aqui no culto é muito bom. Mas não tem jeito de conhecer a dor do seu irmão. Não venha com desculpa que não tem tempo. Sempre temos tempo para tudo o que é importante. Temos pequenos grupos em todos os horários. Meu desafio é... Se vire! Arranje tempo para está em pequenos grupos, vivendo comunhão, conhecendo as feridas uns dos outros. No domingo a noite não dá tempo nem de pecar uns com os outros. Tem que ralar, que está junto, conhecer a dor, a alegria. Quando alguém chora, não damos só conselho. Mas choramos com ela. Tem que conhecer, as dores, as falhas, etc. aí vamos ser orvalho.
É isso que você quer? Ou você quer só um pouquinho de religião para acalmar sua consciência?


Nenhum comentário:

Postar um comentário